Uerj e sustentabilidade – Meio ambiente também é saúde, reforça primeiro seminário realizado pela PR5/UerjUerj e sustentabilidade

Agrupar, no mesmo espaço de discussões, professores de diversos institutos da Uerj, com uma plateia diversa, reunindo pessoas de formação em saúde, e também de outros cursos, como engenharia, por exemplo. Com este objetivo, foi realizado na quinta-feira, 11/07, no auditório do CePeM/Hupe, o seminário “Microplástico no Meio Ambiente e na Saúde”.

Promovido pela Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj), reuniu pessoas de dentro e de fora da Uerj, e entre os externos profissionais da Defensoria Pública do Estado do RJ. Os professores-palestrantes falaram de teoria, mas também compartilharam suas pesquisas, criando campo para vários debates que foram levantados pela plateia.

A engenheira ambiental e assessora da PR5, Lívia Maria, lembra que nos últimos anos diversas pesquisas envolvendo microplásticos e nanoplásticos e os efeitos à saúde foram realizadas. Mas permanece necessidade em produzir outras. “O legado que fica é nosso compromisso de produzir mais encontros sobre o tema, expandindo as parcerias, alinhando diversas formações e unidades de saúde da Uerj, agrupando pessoas que têm desenvolvido pesquisas e estudos sobre o tema”, reforça Lívia.

Dentro de sua linha de atuação, a PR5/Uerj irá organizar outros seminários sobre os efeitos da presença dos nanoplásticos na saúde, no corpo humano, nos tecidos, começando a entender a relação que existe entre a presença deles e algum agravamento de doença já existente ou a possibilidade de gerar alguma doença nova, para além da inflamação, que já é conhecida.

Deste encontro, será produzido um documento a ser disponibilizado dentro e fora da Uerj, para dar mais visibilidade a este primeiro debate. A gravação do seminário também irá para o canal de YouTube da PR5, para que seja um legado científico de tudo o que foi dito e compartilhado.