Cinco meses de muito trabalho, reuniões, curadoria apurada, olhares atentos aos prazos, preparação estratégica e energia direcionada a cada pequeno detalhe, no objetivo do todo ser um sucesso. E assim foi. A participação da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Rio Innovation Week (RIW2024) foi um grande destaque, com mesas-redondas com temas diversos e inovadores em saúde e mais de 200 projetos, em 40 miniestandes, de praticamente todas as áreas da Universidade, mostrados à sociedade. O conhecimento gerado na Uerj na prática, em um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação.
Nesta edição, cuja construção de participação universitária no evento foi confiada pela Reitoria à Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj), houve uma ênfase na área da saúde. Então, ganhou destaque o Palco Pedro Ernesto, um auditório para 140 lugares, com cerca de 30 mesas redondas nos quatro dias de feira. “Foi uma experiência desafiadora e muito exitosa. Com muita união e planejamento, conseguimos. Parabéns a todos nós”, ressaltou a professora Tatiane Alves, assessora da PR5 e coordenadora técnica deste caminho construído de participação da Uerj na RIW-2024.
Pelo Palco Pedro Ernesto, por onde o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e todas as unidades de saúde da Uerj puderam mostrar os desenvolvimentos que vêm sendo consolidados há anos, passaram desde temas atuais e inovadores, como Sequenciamento Genético Avançado, Transplantes, Robótica, Revolução da Impressão 3D, Cirurgias Cardíacas, Saúde Digital, até marcantes relatos da Enfermagem sobre, por exemplo, o cuidado de levar um paciente em tratamento ao solário do hospital, e ele agradecer, dizendo: “Isso aqui é minha cura”.
Então o tema humanização foi constante nas apresentações, entendendo-a como base fundamental para qualquer inovação. Avanços na Citometria e Diagnóstico Oncológico, Inovação na UTI, Tecnologia para Hemotransfusão, Nanotecnologia e Terapias Regenerativas, Tecnologias para Doenças Infecciosas, Geração de Startups e Soluções em Saúde, entre outros temas, foram apresentados ao público.
A Reitora da Uerj, professora Gulnar Azevedo e Silva, esteve presente na abertura do evento, no dia 13/08, destacando o papel inovador que a Universidade e o Hupe sempre ocuparam na área da saúde pública no Brasil; e esteve presente também no encerramento do Palco Pedro Ernesto, no dia 16/08, junto à professora Cláudia de Souza Lopes, diretora do IMS/Uerj, falando sobre “Saúde Mental no Brasil: tendências e desafios” e sobre a complexidade social da medicina. E destacou novamente o papel que o Hupe vem desempenhando. “Hoje, é o hospital mais importante do Estado do Rio de Janeiro. Merece aplausos. Está conseguindo resolver várias questões que estavam, por muito tempo, sem solução”, disse a Reitora.
O Pró-Reitor de Saúde, professor Ronaldo Damião, destacou o esforço e dedicação de todos para mais uma participação de destaque da Uerj na RIW. “Correspondemos à confiança que nos foi depositada. Gostaria de expressar um sincero agradecimento a todos pela participação e empenho que tornaram nosso desempenho na RIW um verdadeiro sucesso. Cada um contribuiu de maneira significativa, e é gratificante ver o resultado do nosso trabalho em equipe. Vamos continuar a brilhar juntos em futuras oportunidades, iguais a essa, de valorização da nossa Universidade”, concluiu.