Em celebração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, que anualmente é celebrado em 17/09, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) promoveu, no dia seguinte, na quarta-feira, 18/09, um evento que teve como temática “Assertividade no Diagnóstico e A Segurança do Paciente”. Organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital, e realizado no anfiteatro Ney Palmeiro, o evento possibilitou aos profissionais de saúde um dia inteiro de conscientização, atualizações e compartilhamento de saberes. A programação contou com importantes abordagens, tais como time de resposta rápida, sinais de deterioração clínica na parada cardiorrespiratória e intervenção precoce na sepse.
A Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) esteve presente, sendo representada pela assessora e enfermeira Márcia Mendes, e pelo assessor e infectologista Marcos Junqueira do Lago, que mediaram duas mesas no evento.
Historicamente, vale lembrar, durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, que foi realizada em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529/2013, com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, públicos ou privados.
O evento realizado no Hupe/Uerj foi importante no sentido de reforçar práticas seguras que impactam diretamente na qualidade do atendimento dos pacientes, minimizando riscos e capacitando profissionais e equipes.