A professora Maria Inez Padula Anderson, do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária – DMIF (FCM/Uerj), foi a escolhida para receber o prêmio 5-Stars por desempenhar um papel crucial na Medicina de Família e Comunidade no Brasil e América Latina. Esta premiação a posiciona como profissional de referência em toda região ibero-americana. A entrega aconteceu nesta quinta-feira, dia 24/10, durante o VIII Congresso Ibero-americano de Medicina Familiar, que está ocorrendo até o dia 26, no Panamá, tendo como lema “Medicina Familiar, fortalecendo vínculos, transformando sistemas de saúde”.
O Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião, ressalta a importância do trabalho desempenhado pela professora Maria Inez, no contexto da Uerj e extramuros, classificando como muito merecida esta premiação internacional, sobretudo por despertar a consciência que todos os sistemas de saúde do mundo, para serem qualificados, precisam dos três níveis de serviços: os cuidados primários, os secundários e os terciários. “A professora Maria Inez desempenha um notável trabalho de propagação do conhecimento e reconhecimento do valor da Atenção Primária à Saúde (APS), por parte dos gestores em saúde e educação. Um reconhecimento justo para quem busca constantemente uma atenção humanizada, respeito e qualidade de vida para a população”, destaca o Pró-Reitor de Saúde.
Maria Inez, além de ser reconhecida defensora da Medicina de Família e Comunidade (MFC), ao participar de eventos internacionais e promover a MFC na região, exerceu trabalhos que proporcionaram avanços na especialidade com reconhecimento em nível internacional, destacando-se como presidente da CIMF (Confederação Ibero-americana de Medicina de Família) e da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade) e como membro do comitê executivo da Wonca (World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians), cargos que refletem seu compromisso e dedicação ofertados à Medicina de Família e Comunidade.
“Para mim é uma honra receber este prêmio, que não é só meu. Desejo que ele represente cada uma, cada um médico e médica de família e comunidade da nossa querida América Latina, que dia a dia, trabalham em condições inadequadas, cuidando de pessoas, famílias e comunidades que vivem em condições desfavoráveis e que, ademais, não somos devidamente reconhecidos. Temos muito a colaborar com a Medicina de Família e Comunidade de todo o mundo. Somos diferenciados por conta da nossa cultura mais amorosa, mais próxima com as pessoas. Agradeço muito à SBMFC e à CIMF que permitiram este reconhecimento”, comemora a premiada.
Ao receber a versão ibero-americana, Maria Inez é uma candidata para o recebimento do prêmio em âmbito mundial no Congresso mundial da WONCA, que acontecerá em setembro de 2025, na capital portuguesa, Lisboa.
Fontes de apoio: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e CIMF (Confederação Ibero-americana de Medicina de Família).
Para mais informações sobre a premiação:
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=sxvia8o273k