PR5/Uerj reforça a importância de preenchimento do questionário Meio Ambiente e Saúde – prazo se encerra em 31 de maio

Com a visão e compromisso com a Saúde Universitária e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) reforça o convite à comunidade uerjiana para participar na coleta de informações relacionadas ao meio ambiente e saúde. O questionário estará disponível até o dia 31 de maio de 2024 e tem uma grande relevância para a construção do Mapa de Saúde Uerj.

A coordenadora do Telessaúde Uerj e assessora da PR5, Alexandra Monteiro, está impulsionando as ações e colaborando com a análise dos dados e construção de mapas visuais que retratem a linha de base em 2024 da Saúde Universitária em relação ao meio ambiente e condições gerais de saúde. “O objetivo do Mapa é subsidiar as questões gerais e prevalentes em relação ao cuidado da saúde e meio ambiente para o planejamento de visitas locais aos campi da Uerj com equipes multiprofissionais para orientação a partir das questões prevalentes”, nos explica.

O médico infectologista e assessor da PR5, Marcos Junqueira do Lago, reforça a importância do questionário para a construção do Mapa de Saúde Uerj, e o quanto irá agregar no planejamento e orientação institucional para promoção da saúde e prevenção de agravos de doenças. Lembra, ainda, que o questionário não é uma ideia nova, pois vem de algumas gestões, mas a atual gestão da PR5/Uerj está renovando, aperfeiçoando e relançando o questionário. “A ideia é criar uma cultura de ‘fotografar’ e observar, mesmo que de forma inicial, como está a saúde de nossos colaboradores, identificando os principais agravos e vendo onde teremos que atuar de forma mais veemente. Portanto, reforço aqui o convite para que todos possam preencher esse questionário de forma espontânea. Com ele, avançaremos na prevenção e cuidado com relação à saúde de nossa Universidade”, ressalta.

A engenheira ambiental Lívia Maria, também assessora da PR5/Uerj, igualmente destaca a necessidade de preenchimento do questionário: “Então, precisamos entender até onde vai o conhecimento das pessoas, para que no futuro a gente consiga fazer uma capacitação melhor, e os impactos sejam cada vez menos negativos, com menos degradação ambiental. E que a Uerj consiga ser uma universidade mais sustentável, mais alinhada à Agenda 2030”, conclui.

A PR5 conta com você, servidor, aluno e colaborador da comunidade Uerj, para contribuir ativamente, participando da coleta de informações pelo preenchimento do formulário digital do Mapa de Saúde Uerj.

O Formulário está disponível através do link:

https://redcap.uerj.br/surveys/?s=X3F7AAF49J8C4KC7