PR5/Uerj promove seminário temático de lançamento da Rede Uerj Pró-SUS

A Pró-Reitoria de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PR5/Uerj) está consolidando a Rede Uerj Pró-SUS. E o pontapé inicial foi dado na manhã da última quinta-feira, 10/10/24, através da realização do seminário temático “Conecta Saúde/Uerj: tecnologias a favor do SUS”, que reuniu um grande número de estudantes, profissionais e pesquisadores no Anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do prédio principal do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj).

O evento resgatou um pioneirismo da Uerj em relação ao SUS. Vale lembrar, a Universidade participou da criação do Sistema Único de Saúde através do professor Hesio Cordeiro, um de seus pais, que, junto a outros pesquisadores universitários, uniram suas expertises e trajetórias acadêmicas, gerando grande contribuição à Universidade e ao povo brasileiro.

“É um retorno a uma missão que a Uerj tem. Hoje foi um dia muito especial, onde demos a partida para a consolidação dessa nova rede. Estamos muito entusiasmados e confiantes para os próximos passos. Agradeço o grande interesse e participação de todos. O que estamos aqui iniciando terá nosso compromisso permanente”, reforçou o Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião.

Com este movimento da PR5, surge a oportunidade de reativar uma rede em favor do SUS, agora mais consolidada em termos de pesquisa e melhor posicionada em tecnologias que beneficiam a saúde, e reunindo praticamente todas as áreas do conhecimento.

A professora Tatiane Alves, assessora da PR5/Uerj e coordenadora da Rede Uerj Pró-SUS, lembra que durante o seminário foi mencionado sobre o isolamento dos pesquisadores, e o interesse desta rede em conectá-los. “E o curioso é que, ao final, muitos vieram até mim e falaram: ‘Eu sou esse pesquisador isolado que você falou’. Isso nos fez crescer a certeza de que a rede que está sendo construída se encaixa como uma luva no momento atual”, ressalta a coordenadora.

Outro destaque do evento foi a presença do presidente da Faperj, professor Jerson Lima, o que traz à Universidade segurança institucional com relação a perspectivas de financiamentos. O professor Jorge Carvalho, representando a Reitoria da Uerj, também esteve presente e deixou claro o apoio da Reitora, professora Gulnar Azevedo, às iniciativas de fortalecimento do SUS, assim conferindo mais institucionalidade à Rede.

Ao final, foi apresentado pela PR5 um plano de trabalho inicial, com cronograma até dezembro, e informados objetivos para o avanço da rede, que são: novos encontros com trocas de experiências e conhecimentos, escuta atenta e um movimento direcionado a chegar mais perto dos pesquisadores, de seus laboratórios, de suas realidades e desafios. Com isso, a PR5/Uerj objetiva ver com os próprios olhos como essa Rede poderá se desenvolver.