PR5/Uerj promove reunião para efetivação do prontuário único no Complexo de Saúde da Uerj

A Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) vem trabalhando na integração das unidades assistenciais em saúde através de diversas ações, entre elas, a efetivação do prontuário eletrônico único para o paciente. Este processo está diretamente condicionado à adesão das unidades de saúde. Um trabalho, portanto, de informação, orientação e conscientização.

Essa integração entre as unidades assistenciais é de grande importância para o acompanhamento pleno e integrado do histórico de atendimentos dos pacientes, além de contribuir para uma base de dados de pesquisa em saúde dentro das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste propósito, na terça-feira, 14 de maio, a PR5/Uerj promoveu uma reunião com a participação de diretores e coordenadores de unidades assistenciais de saúde da Uerj, com o objetivo de apresentar proposta para a integração dos registros eletrônicos em Saúde. A reunião, coordenada pela professora Alexandra Monteiro, assessora da PR5 e coordenadora do Telessaúde Uerj e do Hupe Digital, que está a frente nesta ação de integração que será realizada com o apoio e participação do Departamento de Sistemas de Informação e Telessaúde (DESIT) do Hupe, teve como pauta o Prontuário Eletrônico único que será integrado com o Sistema de Teleassistência da Uerj; e dessa forma contribuir efetivamente para a interoperabilidade dos dados pelo DATAUERJ e com Rede Nacional Dados em Saúde do Ministério da Saúde.

“Dentro da visão de integração e orientação da atual gestão, a PR5 está intermediando e orientando o uso de prontuário eletrônicos único para pacientes atendidos nas unidades assistenciais, bem como articulando a integração destas com o sistema de Telessaúde Uerj, e dessa forma abrindo a oportunidade do atendimento remoto de unidades de saúde externas à Uerj”, reforça Alexandra Monteiro.

Participaram do encontro membros da PR5, representantes do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), de Cabo Frio, Faculdade de Odontologia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad), Núcleo de Envelhecimento Humano, Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) e Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e Departamento de Sistemas de Informação e Telessaúde (DESIT) do Hupe, que irá viabilizar este processo.

O prontuário eletrônico não se resume à versão digital do histórico do paciente. Ele é um sistema repleto de funcionalidades, criado para ir além da simples digitalização e automatizar a organização de registros de consultas, exames, prescrições, etc. É uma importante ferramenta de transformação digital na saúde.

Outras reuniões serão realizadas para alinhar ideias e diretrizes na implantação desta ferramenta no complexo de saúde da Uerj.