Todos estamos vendo, e sentindo, o quanto os eventos climáticos extremos têm impactos na saúde. Comprometida em estabelecer trocas de conhecimento e experiências sobre este tema, a Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) participou nesta semana, nos dias 29 e 30 de outubro, da 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2024. O evento foi realizado no Hotel Mercure Barra da Tijuca e teve como tema “Resiliência e Adaptação Climática no Sistema de Saúde Brasileiro: um caminho para equidade e justiça social”.
O SHS 2024 reuniu importantes nomes da saúde pública e ambiental. O Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião, participou da mesa de abertura, no dia 29, e reforçou o quão importante é percebermos que meio ambiente também é saúde. “Um hospital saudável precisa se preocupar com a promoção da saúde de todos aqueles que trabalham, se tratam e se especializam em sua unidade: equipes multidisciplinares, residentes, graduandos, técnicos administrativos, a comunidade externa, seus usuários. É um compromisso com gerenciamento correto de resíduos, adequada utilização de água, evitar desperdícios, melhorar os acessos, sobretudo para aqueles que têm dificuldades, como cadeirantes, entre outros objetivos. Ser um hospital saudável é um trabalho atento, permanente e vital para a população”, ressaltou o Pró-Reitor.
Vale lembrar, um olhar atento sobre a conexão do meio ambiente com a saúde vem sendo desenvolvido pela atual gestão da PR5/Uerj, inclusive por meio da criação de um departamento de saúde ambiental. E a engenheira ambiental da PR5, Lívia Maria, lembra que isso é bem positivo por permitir um vínculo entre academia e a sociedade civil, fortalecendo o entendimento e consciência de uma saúde única, com uma busca em conjunto por soluções. “A partir dessa consciência, estamos trabalhando pelo desenvolvimento de ações no complexo de saúde da Uerj em prol de um bem maior, com mais sustentabilidade e melhor atendimento à população e, assim, evitando problemas futuros no que tange à relação do meio ambiente com doenças”, enfatiza a engenheira ambiental.
Durante o evento, houve também um reconhecimento ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) por estar com sua gestão, por dois anos seguidos, participando de desafios, metas e comprometimento com questões de saúde ambiental estabelecidos pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). E a Universidade, através da PR5, segue articulando no sentido de que as outras unidades do complexo de saúde uerjiano possam também desenvolver interesse e tenham a possibilidade de se engajarem nessas ações.
📷: Projeto Hospitais Saudáveis