PR5/Uerj presente em evento de conscientização sobre a importância de cuidar de quem cuida

Um dia de reflexão e proposição de novos olhares, criando um espaço de escuta e acolhimento para os trabalhadores do Complexo da Saúde da Uerj. Com esta proposta, foi realizado na terça-feira, 24/09, o fórum “A Saúde Mental do Trabalhador do Complexo de Saúde da Uerj”. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Enfermagem e pela Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hupe/Uerj, e integrou ações da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo orientar e conscientizar sobre a importância de discutir e promover ações de prevenção ao suicídio.

A Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) esteve presente e representada pelo professor Paulo Roberto Chaves Pavão, e pela enfermeira Renata Maciel. O professor Paulo Pavão, que coordenou por 25 anos a Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hupe/Uerj, falou sobre “Saúde Mental e os Fatores Psicossociais que envolvem o Suicídio”. Já a enfermeira Renata Maciel falou sobre “Ações do Serviço de Atenção à Saúde no Complexo de Saúde da Uerj: o que planejamos e como estamos”.

Estiveram presentes também representantes da Direção Geral do Hupe, da Faculdade de Enfermagem da Uerj, do Serviço de Treinamento e Avaliação de Enfermagem (Stave), do Serviço de Enfermagem de Pacientes Externos, do Serviço de Enfermagem Clínica, além de outros setores. Também houve reflexões sobre manejo clínico, família, rede de cuidado, entre outros temas ligados a desafios e conquistas experimentados pelo Complexo de Saúde da Uerj.

A PR5/Uerj, entendendo que acolher é um exercício diário, segue na missão de apoiar, colaborar e interagir com as unidades atuantes na Saúde da Uerj para ações de promoção da saúde integral e prevenção de agravos.