A Rio Innovation Week (RIW) é a maior feira de inovação do Brasil; na última edição, mais de 150 mil pessoas visitaram o evento, no Pier Mauá, no Centro do Rio. Cuidando de cada detalhe para que esta participação da Uerj seja, novamente, a mais significativa possível, a equipe da Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) realizou, nesta semana que encerra, duas reuniões de curadoria de trabalhos: na segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de junho.
Compartilhando ideias e ampliando olhares, foram reunidos especialistas nas diversas áreas em que houve a submissão de trabalhos, visando montar o “grande quebra-cabeças” da participação universitária na feira da maneira mais democrática e transparente possível.
No primeiro dia, o foco girou em torno dos trabalhos ligados à Saúde, com análise e participação dos curadores desta temática. No dia seguinte, a reunião foi com outros curadores, envolvendo profissionais da Educação Física, das Engenharias, Geociências, Empreendedorismo, Artes, Educação, entre outras.
Destas reuniões, foi construído um mapa e, através dele, puderam ser identificados trabalhos com perfil de realização de palestras no estande central da Uerj, perfil de palestras no Palco Pedro Ernesto, trabalhos com perfil de mini estandes, como expositores, e trabalhos mais interativos que serão colocados como serviços no estande central da Uerj.
Vale lembrar, a Uerj tem tido uma participação muito importante desde a primeira edição da feira. Este ano, a participação da Uerj ganhou uma nuance a mais, que foi o convite da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI-RJ) para que a Uerj trouxesse uma participação com ênfase em saúde. Então, a Magnífica Reitora da Uerj, professora Gulnar Azevedo, designou a Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) como a organizadora da participação da Uerj. A partir daí, foram e estão sendo desenvolvidas ações sob a coordenação do professor Ronaldo Damião, Pró-Reitor de Saúde da Uerj.
Para o Palco Healthtech, que ganhou nesta edição o nome de Palco Pedro Ernesto, estão sendo reunidos profissionais que são verdadeiras referências nas terapias e nos transplantes renais, cardíacos, pulmonares, de córnea, hepáticos; além de outros profissionais que são igualmente referências nos tratamentos oncológicos, nas cirurgias de redesignação sexual, entre outras áreas. Serão apresentadas pesquisas, soluções e inovações para o tratamento de diversas questões de saúde, com os novos olhares e tecnologias que envolvem a Saúde Digital, o Prontuário Eletrônico, enfim, as interfaces dentro da saúde que envolvem as equipes multidisciplinares – sempre em uma perspectiva mais integral.
Além desta grande novidade, o Palco Pedro Ernesto, a Uerj terá uma participação muito grande também através dos mini estandes, com trabalhos para além da área da saúde, formando um total de 40 estandes, com disponibilidade para três turnos por dia. “Precisávamos acolher da comunidade universitária, além dos trabalhos em saúde, projetos de impacto para a sociedade, que desenvolvam ciência e tecnologia. Então, abrimos, por meio de um formulário eletrônico, uma chamada pública para acolhimento de projetos ao longo de dez dias. Tivemos a grata surpresa de receber um total de 230 trabalhos, em praticamente todas as áreas do conhecimento na Universidade”, nos conta, com satisfação, a professora Tatiane Alves, professora titular em política públicas da Uerj, assessora da PR5.
Excelente oportunidade da Uerj reforçar à sociedade a sua missão de gerar o conhecimento. “Estamos muito gratos e felizes com essa resposta tão positiva da Universidade, em suas diversas áreas, ao chamado que a PR5 fez. Temos certeza que será, mais uma vez, muito representativa a participação de nossa Universidade na Rio Innovation Week”, conclui o professor Ronaldo Damião, Pró-Reitor de Saúde da Uerj.
Para mais informações. acesse: https://www.pr5.uerj.br/uerj-na-rio-innovation-week-2024/