A Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) segue firme no trabalho de organização e construção de uma bela participação da Uerj na Rio Innovation Week (RIW2024). Nesta quinta-feira, 11/07, a PR5, representada por seu Pró-Reitor de Saúde, professor Ronaldo Damião, e pela professora Tatiane Alves, assessora da PR5 e coordenadora técnica do trabalho de construção da participação da Uerj no evento, participou de uma reunião junto à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI-RJ), e demais organizadores do evento. Durante a reunião, a PR5 recebeu da organização os mapas detalhados do espaço destinado à Universidade.
A SECTI-RJ esteve representada pela Subsecretária de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo – SUBCOOP – , Bianca Alencar dos Santos, e o Subsecretário de Ensino Superior e Tecnológico, professor Edgar Leite, além de todas as conveniadas da SECTI-RJ, englobando a Uerj, a Uenf, Uezo, Rede Faetec, Faperj, IPEM RJ e a Fundação Cecierj (Consórcio Cederj). A empresa que organiza a RIW, representada por Bruna Reis, também esteve na condução da reunião.
Foi feita uma apresentação detalhada de todo o uso e logística do Píer Mauá, dentro do conceito da RIW, e gerada uma explicação ampla do Pavilhão 4 e de parte do Pavilhão 5, onde irão ocorrer as participações mais diretas das conveniadas da SECTI-RJ.
Cada uma das conveniadas terá um estande. O da Uerj, no Pavilhão 4, contará com um espaço para apresentações de curta duração, mais pontuais, minipalestras ou TED Conferences, e também uma sala para reuniões, além do espaço de convivência. As outras conveniadas seguem também neste modelo estrutural.
Anexo ao estande central da Uerj, está sendo construído um auditório para 140 pessoas, onde irá acontecer o Palco Pedro Ernesto, que terá toda a programação montada pelo Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião. A programação está praticamente toda já definida, restando apenas alguns acertos com relação aos horários e disponibilidade de alguns especialistas. Os profissionais irão falar sobre Transplantes, Oncologia, Saúde Digital, Propriedade Intelectual, Inovação, Tecnologias, envolvendo as novas interfaces na saúde, além de uma mesa sobre os gargalos tecnológicos na área de saúde no interior do estado.
Através da programação do Palco Pedro Ernesto, será mostrada à sociedade a alta tecnologia hoje desenvolvida e aplicada no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), o que vem fazendo deste hospital uma referência – estadual, nacional e até internacional – no tratamento de doenças de alta complexidade.
No Pavilhão 5, serão instalados miniestandes para a apresentação dos trabalhos da Uerj. Serão 40 miniestandes, onde estarão também atividades interativas e oportunidades ímpares de mostrar a aplicabilidade do conhecimento produzido pela Uerj e a interface entre o mundo acadêmico e a sociedade, em praticamente todas as áreas do conhecimento da Universidade.
Está prevista para a primeira semana de agosto a distribuição dos passaportes para a comunidade.