Nova presidente da Faperj visita PR5/Uerj e Hupe/Uerj

Nesta quarta-feira, 18/12/24, a Reitoria e a Pró-Reitoria de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PR5/Uerj) e o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) receberam a nova presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a professora Caroline Alves da Costa, que é pedagoga formada pela Uerj.

A presidente do Conselho Superior da Faperj, professora Alice Ribeiro Casimiro Lopes, também esteve presente. Inicialmente, as autoridades da Faperj se reuniram, na sala de reuniões da PR5, no prédio do CePeM/Hupe, com o professor Bruno Deusdará, Vice-Reitor da Uerj; com o Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião; com professor Rui de Teófilo, Diretor Geral do Hupe/Uerj; o professor Ruy Garcia Marques, assessor da PR5/Uerj, e ex-presidente da Faperj e ex-Reitor da Uerj. Também estiveram presentes membros da equipe da PR5 e coordenadores do Hupe/Uerj.

Posteriormente, a comitiva percorreu alguns locais do hospital universitário. Todos destacaram o quão positiva foi a mensagem das autoridades da Faperj, no sentido de uma compreensão geral de que este mais importante órgão de fomento do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da pesquisa, extensão e cultura, seguirá no seu histórico de investimento em instituições universitárias, especialmente hospitais universitários.

“Foi uma visita muito agradável, em que tivemos a oportunidade de mostrar o que já é feito no hospital, em termos de avanços tecnológicos, com o apoio fundamental da Faperj e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), e o que podemos ampliar com as parcerias”, destacou o Pró-Reitor de Saúde, professor Ronaldo Damião.

O Reitor em Exercício da UERJ, professor Bruno Deusdará, reforçou o quanto a Faperj tem servido como esteio da comunidade científica do Estado do Rio de Janeiro, e também proporcionando valiosos avanços na infraestrutura e desenvolvimento científico da Universidade.

Olhando para o futuro, o Pró-Reitor da Saúde da Uerj lembrou o quanto a parceria com a Faperj permitirá a ampliação e qualificação da assistência oncológica gerada pelo hospital universitário à população, sobretudo com a ampliação (segundo andar) do Centro Universitário de Controle do Câncer (CUCC/Uerj), e como novos equipamentos; e também com relação ao Núcleo de Assistência, Treinamento e Pesquisa em Nefrologia e Transplantes (NANT) da Uerj, que possibilitará considerável expansão na realização de transplantes – de rins e outros órgãos também. “Estamos muito comprometidos em ver tudo isso funcionando. As parcerias, com a Faperj e SES-RJ, nos são fundamentais. Tenho certeza que teremos ótimos caminhos e perspectivas pela frente”, concluiu o professor Ronaldo Damião.