Na segunda-feira passada (O7/10), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi palco do VII Simpósio da Residência de Enfermagem Cardiovascular, evento promovido pelo Programa de Residência de Enfermagem Cardiovascular da Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Uerj e pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), realizado na Capela Ecumênica, campus Maracanã. Neste ano, o simpósio abordou o tema “Cardiometabolismo: um novo horizonte na cardiologia”, com foco nas mais recentes discussões sobre síndrome metabólica, aterosclerose e a relação dos hormônios com a saúde cardiovascular.
Esta edição do Simpósio também simbolizou o início da parceria da Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) com a Residência de Enfermagem, em que o objetivo está centrado na realização conjunta de ações de prevenção, promoção e cuidado à comunidade uerjiana nos seus diversos campi.
Outro destaque do Simpósio foi a apresentação da linha de cuidado do paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo desde o atendimento inicial nas ruas até a integração com a rede hospitalar, enfatizando os protocolos e desafios enfrentados pelos profissionais de saúde nesse processo, com a metodologia primorosa de apresentação, por meio de estudo de um caso.
A Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj) foi uma das parceiras do evento, sendo representada pela enfermeira e assessora Renata Maciel, que integra o Departamento de Suporte e Educação Continuada no Complexo de Saúde da Uerj. Foi um belo momento para enfermeiros, residentes, estudantes e profissionais da área de saúde, englobando Uerj, Hupe, além de outras instituições, aprofundarem seus conhecimentos e trocarem experiências sobre questões cruciais que impactam diretamente a saúde cardiovascular no Brasil.