PR5 promove atividades de capacitação dos profissionais do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, de Cabo Frio, para implantação do Sistema MV

Integração e orientação são duas das missões da gestão atual da Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj). Dentro de um conjunto de ações articuladas e movimentadas sob a diretriz do Pró-Reitor de Saúde, professor Ronaldo Damião, alinhadas à Reitoria da Uerj, está a implantação do Sistema MV Soul nas unidades de saúde da Universidade, sistema que permite uma gestão hospitalar mais assertiva, com melhores soluções, otimizando dados, gerando melhor integração de todos os processos hospitalares e, assim, permitindo uma transformação digital nas unidades de saúde.

Focado neste objetivo, foi realizada na segunda-feira passada, dia 14, até hoje, 21/10, no CePeM/Hupe, uma agenda de cadastro e treinamento para a equipe de saúde e administrativa do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), após uma sequência de visitas in loco para mapear a infraestrutura e demandas locais. Este treinamento foi coordenado pelo Departamento de Sistemas de Informação e Telessaúde (DESIT/Hupe).

Desde o início de sua gestão, o professor Ronaldo Damião se comprometeu a agilizar, por meio da equipe da PR5/Uerj, o processo de implementação do sistema eletrônico de gestão hospitalar no HURHC. O processo teve início no primeiro semestre com a revisão e adequação da estrutura física, seguido de diversas reuniões para que a equipe da PR5 entendesse as realidades e necessidades da unidade. E, no dia de hoje, se encerra então o primeiro ciclo de treinamentos dos colaboradores do HURHC.

A médica Mariana Carazza, vice-diretora do HURHC, explica que o objetivo é, ainda em 2024, dar início à utilização do MV Soul, que será de forma gradual, para impactar da menor forma possível o fluxo de trabalho do hospital. “O sistema permitirá maior controle de estoque, padronização de documentos, avanços no manejo dos dados atendendo às exigências da LGPD e, especialmente, maior segurança para os pacientes”, ressalta a vice-diretora do HURHC, reforçando ainda que o sistema eletrônico de gestão hospitalar é também o primeiro passo para o processo de acreditação hospitalar, objetivo do HURHC para o próximo quadriênio.

A PR5/Uerj segue compromissada com treinamento e amadurecimento no uso de ferramentas de tecnologia, como o sistema MV Soul, que levam ao desenvolvimento de melhores rotinas que, com o tempo, transformarão o funcionamento das unidades de saúde da Uerj. Esta ação de integração e orientação da PR5 atende às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como resultado esperado o benefício do paciente.