PR5/Uerj irá realizar seminário com reflexão sobre tecnologias e fortalecimento do SUS

A Rio Innovation Week (RIW 2024) permitiu que a Uerj apresentasse à sociedade, sobretudo através do Palco Pedro Ernesto, muitas tecnologias e inovações que estão moldando o futuro da saúde. E permitiu também identificar bons caminhos a seguir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Seguindo neste compromisso, e por iniciativa da Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj), será realizado no dia 10 de outubro, às 10h, no Anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do prédio principal do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), o seminário temático “Conecta Saúde/Uerj: Tecnologias a favor do SUS”.

O objetivo é identificar oportunidades de novos projetos que possam, a partir de uma articulação entre diferentes áreas, gerarem conhecimento aplicáveis e até políticas públicas, fortalecendo o conceito ampliado de saúde. Além de tornar o ambiente acadêmico, que é o produtor do conhecimento, conhecido por ele mesmo por meio de trocas, diálogos, criando campo para que estudantes, pesquisadores, docentes e servidores das áreas de saúde e áreas afins interajam entre si, compartilhando conhecimento e conectando novos caminhos, ideias e oportunidades.

Neste conceito ampliado de saúde, proposto pelo seminário, estarão envolvidos não apenas profissionais e estudantes da área da saúde. Mas desenvolvedores de tecnologias e conhecimentos, de diversas áreas, que, ao comunicarem com a área da saúde, podem trazer melhora nos sistemas e processos, nas formas de atendimento, assim ampliando soluções relacionadas ao tempo de espera. E também questões relacionadas à intersetorialidade nas políticas públicas, por exemplo, como a educação se comunica com a saúde, como o meio ambiente se comunica com a saúde, isso se aplica também às artes, antropologia, etc.

Base de dados:

A professora Tatiane Alves, Assessora da PR5/Uerj e coordenadora deste evento, nos explica que todos estes caminhos estão sendo possíveis a partir de uma base de dados que foi produzida na organização da Rio Innovation Week (RIW 2024), quando houve um mapeamento do interesse de participação no evento, identificando 240 projetos. E no formulário de identificação dos projetos tinha a pergunta “Você considera que seu projeto tem a possibilidade de fortalecer o SUS?”, o que permitiu, aos organizadores, aguçar o sentido para alguns projetos em especial para a composição dessa grande rede de colaboração e pesquisa, que vem sendo construída via Uerj, para o fortalecimento do SUS. “Desse seminário, a gente começa um processo de construção metodológica que vai estruturando essa rede, envolvendo diversas áreas, tendo a Uerj como referência de produção de soluções para o fortalecimento do SUS”, destaca Tatiane Alves.

O seminário terá a mesa de abertura formada pelo professor Ronaldo Damião, Pró-Reitor de Saúde da UERJ; professora Tatiane Alves, Assessora da PR5 e Coordenadora da rede Conecta Saúde/Uerj; a professora Flaviá Picon, Secretária Adjunta de Ensino Superior do município de Macaé; e professor Francisco Barbosa, Diretor do Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, de Cabo Frio.

Lembrando o papel da Uerj enquanto pilar na pesquisa, atendimento e formação de profissionais de excelência, o Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião, reforça o convite. “Será uma oportunidade ímpar para discutirmos projetos aplicados ao fortalecimento do SUS, além de fomentar o diálogo entre especialistas, acadêmicos, e profissionais de diversas áreas que têm contribuído para este importante avanço na saúde pública brasileira, formando uma rede de colaboração neste tema”, destaca.

O link para inscrições: https://www.even3.com.br/pr5-seminariostematicos/

Haverá também a transmissão online, através do YouTube da PR5/Uerj.