O Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), está comemorando nesta sexta-feira, 20/09, o Dia Mundial de Doadores de Medula Óssea, evento com apoio da Associação Pró-Vita e Consulado Fla Medula.
Um momento de celebração, mas sobretudo de conscientização sobre a importância da doação de medula e, com este simples simples gesto, a preservação de vidas.
No Hupe/Uerj, houve, nos últimos anos, uma redução no número de cadastros de doadores. Então, este dia serve de alerta e conscientização para este ato importante, junto ao convite para a realização do cadastro, que é muito simples.
Para ser doador basta ter entre 18 e 35 anos. A quem puder, é necessário preencher o cadastro lá no Banco de Sangue mesmo, e coletar uma amostra de sangue para exames de HLA (histocompatibilidade) que serão registrados no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
A equipe do Banco de Sangue reforça, ainda, que o transplante de medula é um procedimento seguro e de rápida recuperação. A partir de uma semana, o doador já está apto a retornar às suas atividades, e a recuperação medular é plena. Com o tempo, ele pode até voltar a ser doador de medula. O transplante de medula é utilizado para tratar as neoplasias hematológicas mais comuns: as leucemias, os linfomas e alguns tumores sólidos também.
A doação no Banco de Sangue do Hupe/Uerj pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. O endereço é Boulevard 28 de setembro, n° 77, em Vila Isabel, Rio. Para mais informações, o telefone é o (21) 2868-8134.
Sem dúvida, um gesto de amor que salva vidas.