Com objetivo de aumentar número de doadores de sangue para o Hupe, PR5/Uerj realiza reunião com Banco de Sangue do Hupe e ONG Hemocione

Ainda estamos no Junho Vermelho, mês de lembrar que a doação de sangue é um ato de solidariedade fundamental para salvar vidas. E a Pró-Reitoria de Saúde (PR5/Uerj), com constância, tem incentivado a doação de sangue com o objetivo de ajudar a aumentar os estoques de sangue no Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj).

Com esta visão, a PR5/Uerj organizou e realizou nesta terça-feira, 25 de junho, uma reunião com membros do Banco de Sangue do Hupe e da ONG Hemocione, que é dedicada a promover a doação de sangue no Brasil. “Foi um encontro para alinharmos ideias e construirmos parcerias para captação de doadores”, nos conta a enfermeira Márcia Mendes, assessora da PR5/Uerj.

Representando o Banco de Sangue, estiveram presentes a assistente social Regina Oliveira e a professora de Hemoterapia Flavia Bandeira, responsável técnica do Banco de Sangue; e pela ONG Hemocione, compareceram à reunião João Vitor Mallet e Enzo Saoud.

A PR5/Uerj lembra que o Banco de Sangue Herbert de Souza dá suporte aos procedimentos de alta complexidade do Hupe, que realiza um grande volume de cirurgias e transplantes mensais.

Para doar sangue é preciso estar se sentindo bem de saúde, pesar pelo menos 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, não ter tido infecções ou febre nas duas semanas anteriores à doação, e cumprir outros requisitos verificados durante a entrevista com o doador.

A coleta de sangue é realizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. Para facilitar, o interessado pode tirar dúvidas e agendar o atendimento pelo telefone (21) 2868-8134.